Definições de cluster
Nos dias de hoje é reconhecido o papel do conhecimento e da tecnologia no crescimento econômico de qualquer pais. O conhecimento incorporado ás pessoas é dizer o “ capital humano” e a tecnologia sempre foram a chave do desenvolvimento econômico. Com a restruturação produtiva e o fenômeno da globalização surgem e evoluem os novos modelos organizacionais como os chamados clusters
(agrupamentos de empresas), as alianças estratégicas, as redes de cooperação, as cadeias etc, considerados como resultados das mudanças nessas relações inter- firmas e das mudanças nos processos de administração do conhecimento.
Neste trabalho os autores propõem-se pesquisar quais os níveis de conhecimento dentro dos clusters regionais, os conhecimentos codificados e os tácitos e como esse conhecimento é transferido entre as empresas participantes do cluster.
A literatura sobre clusters e novos modelos de organização industrial mostra que o sucesso deste modelo está relacionado basicamente com dois aspectos: o processo em rede entre as firmas e o acúmulo de conhecimento técnico e gerencial desenvolvido nos clusters através de aprimoramento dos seus processos e rotinas e praticas organizacionais. BECATINNI (1989).
O desenvolvimento do conhecimento dentro de um cluster tem sido analisado focalizando a atenção nas ligações entre os processos de produção e as características sociais e culturais dento de um contexto local específico. Tem sido focalizado o papel dos mecanismos de aprendizagem ( exemplo: aprender fazendo, usando, e interpretando) para dar suporte as capacidades inovativas, e atmosfera do cluster como um meio para gerar e difundir conhecimento dentro de uma região.
O reconhecimento da importância da geração de conhecimento é bastante recente, e pode ser comprovado a través dos seguintes fatos:
• As economias avançadas dependem cada vez mais de produção, distribuição e uso do conhecimento. • A produção e o emprego estão se expandindo mais