Definições de ativo
1. INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE “RAIMUNDO ABEN ATHAR” EDITORA PEARSON : São todos os bens e direitos de propriedade da empresa que podem ser mensurados monetariamente a vira proporcionar beneficio no presente ou futuro. 2. ANALISE DE BALANÇOS “ADRIANO BLATT” EDITORA PEARSON: Ativo representa os bens e direitos de uma empresa: contas a receber, imobilizado, participação em coligadas etc. 3. CONTABILIDADE E FINANÇAS PARA NÃO ESPECIALISTAS – 2ª EDIÇÃO “Hong Yuh Ching, Fernando Marques E Lucilene Prado” EDITORA PEARSON: Um ativo pode ser definido como um recurso sob controle da empresa capaz de gerar benefício futuros (entendidos como caixa). 4. CONTABILIDADE BASICA “ADERBAL NICOLAS MULLER” EDITORA PEARSON: Os bens e direitos de uma empresa são os seus ativos.
Fonte:
5. Hendriksen & Van Breda (1999:281-3): "ativos são essencialmente reservas de benefícios futuros" -
6. IUDÍCIBUS (2000:131): "bens incorporados por doação são ativos, da mesma forma que os adquiridos ou construídos, desde que confiram à entidade expectativas de benefícios futuros".
IUDÍCIBUS (2000:129): "Ativo é ativo, independentemente de pertencer, por uma ou por outra classificação, a este ou àquele grupo"
7. Martins (1972:29-30): “Consideramos o potencial de resultado econômico a verdadeira caracterização de um elemento como ativo, e não só isso, considerâmo-lo como sendo ele próprio o real ativo de uma entidade".
8. SPOUSE E MOONITZ citados por Iudícibus (2000:129), no ARS no 3, do AICPA3, de 1962: "(...) ativos representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada".
9. Guerreiro,in Catelli (1999:90): "benefícios futuros esperados; recursos econômicos possuídos; valor para a empresa; direito específico a benefícios futuros e potencialidade de serviços futuros".
10. Comitê de Conceitos Contábeis da American Accounting Association (1957): "Conceitualmente, a medida