Definição de cluster
O mundo contemporâneo em que vivemos é caracterizado por rápidas transformações na estrutura social, econômica, política e tecnológica, que pressionam as organizações a desenvolver capacidades essenciais e sustentáveis, voltadas para a inovação como forma de obter longevidade e competitividade.
Essas transformações incluem a ideia de organização como um sistema de geração de conhecimento e a ideia de trabalho como uma forma de desenvolvimento humano.
O diferencial competitivo torna-se essencial para a sobrevivência das empresas.
Através deste contexto surge o formato de Cluster de empresas e a gestão do conhecimento coo novos interesses dos gestores.
O objetivo é discutir os fatores que podem facilitar a gestão do conhecimento em um Cluster.
As empresas de sucesso e de novos negócios está limitado a determinadas regiões do mundo.
As empresas com desempenho superior em uma indústria específica não se encontram espalhadas em vários pontos do mundo, mas tendem a congregar-se em um único local. Segundo Porter o Cluster consiste em indústrias e empresas competitivas que forma relacionamentos verticais (fornecedores, canais e compradores ) e ou/ horizontais (habilidades comuns, tecnologia, e ou/ imputs – entradas; matérias primas, talentos, tecnologia e informações) grupos concentrados geograficamente (ex. Vale do Silício).
Porter diz que a vantagem da localização existe, mesmo nos dias de hoje. Ele declara que quatro fatores de localização são importantes, apesar da tendência em direção à globalização.
1. Condição de fator: custo e qualidade dos imputs, incluindo os recursos dos imputs humano, material , de conhecimento e capital.
2. Condições de demanda: grau de sofisticação de demanda domestica para os produtos ou serviços da indústria.
3. Indústrias relacionadas/de apoio: existência no pais de fornecedores internacionalmente competitivos e de outras industrias relacionadas.
4. Contexto para estratégia da empresa e rivalidade: