deficência audiiva
3494 palavras
14 páginas
Deficiência AuditivaSão Paulo
2014
Introdução: O trabalho tem como proposta de trazer o desenvolvimento e as dificuldades que o deficiente auditivo enfrenta durante a sua inclusão no mercado de trabalho. Qualquer problema que ocorra no ouvido pode levar a uma deficiência na audição.
Para que aconteça uma boa inclusão no mercado de trabalho e necessário que os dois lados estejam preparados para essa nova fase, e importante que a empresa identifique as necessidades do deficiente e mais importante ainda que o deficiente tenha uma boa estrutura familiar e que tenha tido acesso a educação.
Porém apesar da lei da cota muitos deficientes auditivos não têm acesso a estudos ou ajuda para se desenvolver ou se preparar para o mercado de trabalho, pois não existem muitas escolas especificas para esse tipo deficiência.
Para auxiliar eles foi criada a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que e uma junção de gestos para expressar suas idéias.
Desenvolvimento
A audição como os outros sentidos e muito importante para o nosso desenvolvimento como indivíduo e como parte da sociedade.
Bem antes do nosso nascimento, a audição é o primeiro sentido a ser apurado, devido ao diálogo da mãe com o seu bebê.
É através dela que nos comunicamos com o mundo e ele se comunica conosco assim desenvolvendo a nossa identidade, sentimentos e a compreensão do mundo que está ao nosso redor e nossos relacionamentos intra e inter pessoais.
Por vezes as pessoas pensam que deficiência auditiva e surdez são iguais. Porém elas não devem ser encaradas como sinônimos.
O conceito de Surdez
A surdez e de origem congênita é quando nasce surdo, não tem a capacidade de ouvir nenhum som. Por esse motivo surgem muitas dificuldades na aquisição de linguagem, bem como no desenvolvimento da comunicação.
Em compensação, a deficiência auditiva é um déficit adquirido, ou seja, quando nasce com a audição perfeita e