Defeitos cristalinos
Os defeitos lineares ou discordâncias têm a extensão de uma linha (uma dimensão) em torno da qual alguns átomos estão desalinhados, separando a região perfeita da região deformada do material, podendo ter origem térmica, mecânica e supersaturação de defeitos pontuais. São classificadas em: * discordância em linha, cunha ou aresta (plano extra de átomos introduzido na rede cristalina), * discordância em hélice ou espiral (crescimento atômico de forma helicoidal em torno de um eixo) , * discordâncias mistas (formada pela interação das duas anteriores).
DISCORDÂNCIAS EM CUNHA OU ARESTA Defeito associado com a distorção produzida no reticulado cristalino pela presença de um semi-plano extra de átomos. A distorção se torna mais intensa na região limite da nova fileira de átomos (que não tem correspondência), e tem como características: * Envolver um plano extra de átomos; * O vetor de Burgers é perpendicular à direção da linha de discordância; * Envolve zonas de tração e compressão .
DISCORDÂNCIAS EM HÉLICE OU ESPIRAL Defeito associado com a distorção criada no reticulado cristalino quando planos normalmente paralelos são unidos para formar uma “rampa helicoidal”. O vetor de Burgers é paralelo à direção da linha de discordância. Pode ser considerada como sendo formada por uma tensão cisalhante que é aplicada para produzir a distorção . A região anterior do cristal é deslocada uma distância atômica para cima em relação à fração posterior .A distorção atômica é linear ao longo de uma linha de discordância AB. A discordânciua espiral tirou seu nome da trajetória ou inclinação em espiral ou helicoidal que é traçada em torno da linha de discordância pelos planos atômicos de átomos .
DISCORDÂNCIAS MISTA A maioria das