DEDU ES PARTICIPA ES E DESTINA ES DLPA DMPL 2015
Deduções, Participações e Destinações do Resultado do Exercício
Deduções
As deduções são duas: contribuição social sobre o lucro líquido e imposto de renda sobre o lucro líquido. Esses dois valores, que serão deduzidos da conta Resultado do Exercício, correspondem a obrigações devidas pela empresa ao governo federal, as quais precisam ser calculadas e contabilizadas no momento em que se apura o resultado do exercício.
Provisão para Contribuição Social
A contribuição social sobre o lucro destina-se ao financiamento da seguridade social e é calculado sobre o resultado do exercício, ajustado de acordo com o que estabelece a legislação tributária.
Esses cálculos para ajuste do resultado do exercício visando a obtenção da base de cálculo da contribuição social são efetuados extra-contabilmente e depois, arquivados para futuras comprovações ao Fisco, caso haja necessidade.
Como essa contribuição é paga pela empresa sempre no mês seguinte ao da apuração do resultado, no momento do seu cálculo, será criada uma provisão que poderá ser intitulada de Provisão para Contribuição Social, a ser classificada no Passivo Circulante do Balanço Patrimonial. Quando o resultado do exercício corresponder a prejuízo, não será devida essa contribuição.
Portanto, para obter o valor da Provisão para a Contribuição Social, basta aplicar uma alíquota (taxa que também é fixada pelo governo ) sobre o resultado do exercício ajustado.
Tanto a alíquota como a base de cálculo desta contribuição, pode ser alterada freqüentemente pelo governo federal. Em razão disso, o contabilista deve manter-se atualizado e consultar a legislação tributária para aplicar os critérios que estiverem em vigor em cada ano.
Provisão para Imposto de Renda
Depois que calculamos e contabilizamos a Provisão para Contribuição Social, o próximo passo será calcular e contabilizar o imposto de renda sobre o lucro líquido, o qual também representa uma obrigação que as empresas têm para com o governo