decor
tamanho do texto
A- | A+
Interiores - 19h55 - Atualizado as 19h56
'Um apartamento a céu aberto'
O imóvel de Alexandre e Johanna Birman em SP
25/03/2012| POR REDAÇÃO cv319_emcasacom_birman (Foto: Ricardo Labougle)
No coração do Itaim Bibi, em São Paulo, um apartamento chama a atenção não só pela amplitude, mas também por proporcionar uma sensação de infinito, coisa rara numa cidade tão poluída visualmente. A claridade constante foi uma das exigências do casal Alexandre e Johanna Stein Birman – ele, empresário e designer de sapatos, ela, estudante de artes plásticas da FAAP – para o imóvel de 600 m² com vista para a cidade. “Queria um apartamento com muitas janelas, arejado e bem-iluminado”, diz a proprietária.
A vista funciona como uma extensão da morada. “Parece um apartamento a céu aberto. Por ser um andar alto, não se vê tanto o cinza dos prédios. Fiz questão de que o interior tivesse um tom de azul, como um respiro, para criar uma sensação de infinito”, conta Johanna, aos oito meses de sua primeira gravidez. O azul predomina nos ambientes, mesmo que suavemente. Há toques da cor na tela de Sandra Cinto, nas fotos de Michael Wesley, nos tapetes, nos sofás anos 1950 e na mesa e nas cadeiras de jantar.
Giro Casa Vogue: Veja as dicas de decoração do arquiteto Sig Bergamin cv319_emcasacom_birman (Foto: Ricardo Labougle)
O décor, a cargo da arquiteta Meire Gomide, privilegiou o gosto de Alexandre e Johanna, que é apaixonada por design e mantém uma interessante coleção de peças em casa. Percebe-se, aqui, uma harmonia entre o mobiliário das décadas de 1950 e 1960, os objetos de família, muranos, espelhos, livros de referência sobre moda e arte e as peças com um toque oriental, como almofadas tibetanas, uma mesa chinesa de raízes e pufes marroquinos. “Não quisemos nada que fizesse o lugar parecer frio ou estagnado. Nossa ideia é ter um espaço sempre em construção, o qual nos dê a liberdade de poder mudar