Decodificando O DNA Do Sistema Toyota De Produ O
7532 palavras
31 páginas
Decodificando o DNA do Sistema Toyota de Produção
por Steven Spear e H. Kent Bowen
Reimpressão 99509
Stephen Spear é professor doutor de administração de empresas da Harvard Business School, em Boston.
H. Kent Bowen é professor da cátedra Bruce Rauner de administração de empresas também da Harvard Business School. É co-autor de “Regaining the Lead in Manufacturing” (HBR setembro-outubro de 1994)
A história da Toyota tem sido pesquisada intensamente e documentada em minúcias, mas o que realmente acontece dentro da empresa continua um mistério. Oferecemos aqui novas percepções das regras não escritas que conferem à Toyota sua vantagem competitiva.
Decodificando o DNA do Sistema Toyota de Produção
por Steven Spear e H. Kent Bowen
Há muito se festeja o Sistema Toyota de Produção como a razão do desempenho brilhante da Toyota. As práticas diferenciadas do sistema, com seus cartões kanban e círculos de qualidade, por exemplo, foram introduzidas em inúmeros lugares. De fato, depois de esforços internos próprios de fazer benchmark com os melhores fabricantes, a GM, a Ford e a Chrysler iniciaram iniciativas independentes para desenvolver sistemas de produção semelhantes ao da Toyota. Podem-se encontrar empresas que buscaram adotar o sistema nos mais diversos campos, tais como aeroespacial, de bens de consumo, processamento de metais, produtos industriais. O mais curioso é que poucos fabricantes conseguiram imitar a Toyota com êxito, embora a empresa tenha sido bastante aberta em relação às suas práticas. Centenas de milhares de executivos de milhares de empresas visitaram as fábricas da Toyota no Japão e nos EUA. Frustrados com sua incapacidade de reproduzir o desempenho da Toyota, muitos visitantes acham que o segredo está nas raízes culturais. Mas não é o caso. Outras empresas japonesas, tais como a Nissan e a Honda, também não atingiram os padrões da Toyota, ao passo que a Toyota introduziu com êxito seu sistema de produção em todo