decks
BRUSQUE
2013
INTRODUÇÃO
A área no entorno de piscinas e ofurôs precisa de um piso que, além de bonito, tenha características técnicas específicas, como antiderrapantes, durabilidade, boa resistência à umidade e à insolação são ai que os decks entram em ação com sua sofisticação e funcionalidade, No mesmo embalo de sofisticação e funcionalidade estão os pisos laminados, apesar de sua estética e pela fácil aplicação os pisos laminados vem sendo cada vez mas utilizados em residências e ambientes comerciais por causa de uma das suas principais vantagens fácil e rápido instalação.
Decks são pisos de madeiras ou outros materiais elevados, que proporcionam uma beleza a mais a uma certa área desejada. Tradicionalmente utilizam-se nesses locais réguas de madeiras nobres, previamente tratadas, resistentes a cupins e ao apodrecimento, como é o caso do ipê e da itaúba. Mas nos últimos anos, a busca por matérias-primas mais resistentes às intempéries - que exigem manutenção menos frequente - associada à procura por soluções mais econômicas e sustentáveis, levou ao desenvolvimento de materiais alternativos para a construção de decks. Entre os novos revestimentos estão o porcelanato e o piso cimentício, que procuram imitar a madeira, e o plástico, feito a partir de materiais reciclados.
Assentado com argamassa, o porcelanato é um material fino, de aparência sofisticada e fácil manutenção e limpeza, que pode conter em sua composição uma porcentagem de elementos reciclados. Já os decks plásticos, instalados por encaixe como os tradicionais de madeira, se caracterizam por ter em sua composição 70% de serragem de madeira certificada e 30% de resíduos industriais de plástico. “ Esse tipo de produto dispensa manutenção, o que é uma vantagem importante em relação à madeira, que embora tenha beleza imbatível, demanda reparos, em geral a cada ano”, Abaixo