DECISÕES LIGADAS A LOGISTICA E GESTÃO DE PRODUÇÃO.
SÃO PAULO
Março de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Com a evolução da humanidade e com suas necessidades e desejos a serem satisfeitos, surge um desafio às empresas: disponibilizar seus produtos, ao menor custo possível, no momento e no local adequado visando a satisfação destes clientes. Uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas é a logística que é um verdadeiro paradoxo e ao mesmo tempo, uma das atividades econômicas mais antigas e um dos conceitos gerenciais mais modernos atualmente, com o conceito de gerenciamento da cadeia de suprimento (Supply Chain Management), que gerencia estoque, venda, entrada e mercadorias, entre outras atividades da empresa. Em uma empresa, a área de produção é responsável por desenvolver produtos ou serviços a partir de insumos (materiais, informações, consumidores) através de um sistema lógico criado racionalmente para realizar essa transformação. Slack (1999, p. 25) simplifica o conceito de administração da produção dizendo que se “trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços”.
1. Logística: Alicerce da manufatura
Inicialmente, a área de apoio a manufatura concentra-se no gerenciamento de estoque em processo a medida que este flui entre as fases de fabricação.
A principal responsabilidade logística na manufatura é participar da formulação de uma programação-mestre de produção e providenciar a disponibilidade em tempo hábil de materiais, componentes e estoques em processo. Portanto, a maior preocupação do apoio a manufatura não está em como a produção ocorre, mas em o que é fabricado e quando e onde os produtos são fabricados. Abrange as necessidades de movimentação que estão sob o controle da empresa fabricante.
Desta forma, a logística compõe as atividades relacionadas com planejamento, a programação e apoio às operações de