Decida do quinto ceu
Tamanho: 225 × 193 cm ( óleo sobre tela )
Informações : O quadro que encerra esta breve recordação do que El Greco representa para as artes, é “A Abertura do Quinto Selo” ou “A Visão de São João”. Foi o último quadro pintado por ele e é uma síntese de toda sua visão da pintura: o espaço é gerado na imaginação; a luz é incandescente, contida e irreal; as cores são puras, luminosas e sobrenaturais; as figuras alongadas, evocadas e desmaterializadas. Todas são iluminadas e despertadas pela graça divina, evocando as almas.
As pinceladas largas desse quadro são uma característica do estilo que El Greco adotou por último. Ele o pintou para um altar lateral da Igreja de São João Batista, que fica do lado de fora dos muros de Toledo.
O tema, tirado do Livro da Revelação, mostra as almas dos mártires perseguidos clamando a Deus por justiça na terra. A figura de São João domina o quadro; atrás dele as almas nuas se contorcem em um desespero que beira o caos enquanto esperam receber as vestes brancas da salvação.
Assim como outra tela feita para a mesma igreja, “O Concerto dos Anjos”, a parte de cima foi cortada, o corte é nítido. Peritos e curadores de arte crêem que a parte de baixo, a que hoje conhecemos, mostra o amor profano, enquanto que a do alto, que desapareceu, mostrava o amor divino.
No século 19 a obra pertencia ao Primeiro Ministro Espanhol Antonio Cánovas del Castillo. Aborrecido com o estado da tela, já ruim, ele a enviou a um restaurador. Foi esse artesão quem cortou cerca de 175 centímetros da parte de cima, deixando a figura de São João apontando para o nada. Há quem sustente que a parte cortada mostrava a Abertura do Quinto Selo, dos sete contidos no livro do Apocalipse.
Historiadores de arte do século 19 deixaram citações e teses sobre El Greco sem levar em conta o ambiente estético, teológico e poético do tempo em que El Greco viveu e, sobretudo sem procurar compreender as