decada de 70
A ERA DISCO
Política: A crise do petróleo leva os Estados Unidos à recessão. Os americanos marcham contra a guerra do Vietnã, que acaba em 1975. No Brasil, governaram os presidentes Emílio Médici e Ernesto Geisel, ainda na gestão militar. Surge o movimento em defesa do meio ambiente.
Comida e bebida: Comidas práticas e pouco saudáveis continuam em ascensão. Os hambúrgueres, refrigerantes e milk-shakes são cada vez mais populares.
Drogas: Os jovens continuam fascinados pelas drogas, principalmente a cocaína, que indica status. O ecstasy começa a ser usado como entorpecente nos Estados Unidos.
Sexo: O 'amor livre' continua. Ainda há falta de informação a respeito de doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS.
Moda: A modelo Rose di Primo cria a tanga por acidente, ao tentar cortar o seu próprio modelo. O topless vira febre entre as mulheres mais ousadas. É a era da androginia, cultuada por artistas como David Bowie.
Frases: 'Faça amor, não faça guerra'.
Música: É a era das discotecas, do filme 'Os Embalos de Sábado à Noite'. Todo mundo quer copiar o visual e o jeito como dançava John Travolta.
Gírias: Babado, barra, bicho, bicho-grilo, chocante, pornô, transa.
Ídolos: Janis Joplin, Jimi Hendrix, Rod Stewart, Roberto Carlos.
Lei: Em 1977, é promulgada a lei do divórcio. Geisel revoga o AI-5.
Ciência: O cientista Werner Arber é o primeiro a conseguir alterar a estrutura do DNA com o uso de enzimas. Em 1978, nasce Louise Brown, o primeiro bebê de proveta do mundo.
Década de 80
A DÉCADA PERDIDA
Política: A eleição de Ronald Reagan como presidente dos Estados Unidos, em 1981, e de Margaret Thatcher como primeira-ministra do Reino Unido, em 1979, dão rumo neoliberal à economia. No Brasil, em 1984, surge o movimento civil Diretas Já, que reivindicava eleições por voto direto. No ano seguinte, termina a ditadura militar. Em 1986, surge à primeira delegacia da mulher, e Iolanda Fleming torna-se a primeira