decabtação
834 palavras
4 páginas
Biologia e GeologiaDocente: Ana Silva
Discentes: Francisco Carneiro, nº8
Marco Baião, nº 18
Paulo Monteiro, nº 24
Alpendorada, 2013
Interações entre os Subsistemas
A Introdução…
A terra apresenta-se como um sistema composto e fechado. Sendo fechado, apenas existe troca de energia com o meio envolvente. É composto, uma vez que é constituído por 4 subsistemas, nomeadamente a geosfera, biosfera, hidrosfera e atmosfera. Estes subsistemas terrestres são abertos, dependendo uns dos outros, isto é, a alteração de um dos subsistemas implica todos os outros.
E é pelo facto de os subsistemas serem abertos que vamos desenvolver o tema «Interações entre os Subsistemas», como o objetivo de especificar uma delas. Neste caso escolhemos a interação Atmosfera-Hidrosfera.
A Atmosfera…
A atmosfera é uma fina camada gasosa (sem cheiro, sem cor e sem gosto) que envolve a terra sendo constituída por uma mistura de gases, que incluem o azoto, o oxigénio, o árgon e o dióxido de carbono. Visto do espaço, a Terra apresenta uma coloração azul brilhante, produzido pela dispersão da luz solar sobre a atmosfera. Estes representam 99,98% do seu volume. No entanto, o «vapor de água é um constituinte da atmosfera, cuja ocorrência pode variar no espaço e no tempo». Temos ainda de considerar que na atmosfera existem uma quantidade considerável de partículas suspensas (fumos, poeiras, matéria orgânica) provocadas pelos humanos ou de origem natural.
Apresenta extrema importância na terra, protegendo-a de radiações e de partículas sólidas, maioritariamente de origem extraterrestre. Imensos meteoritos dirigem-se para a terra e inflam-se, acabando por se desintegrar, devido ao atrito provocado pela sua entrada nas camadas da atmosfera. Esta camada também revela uma importante função, uma vez que permite a regulação da temperatura terrestre, protegendo-a dos efeitos das radiações solares.
Resumidamente a atmosfera simboliza o sustento e a proteção de todas as