ddsfdfdf

9352 palavras 38 páginas
CURSO: Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas

DISCIPLINA: Engenharia de Software

PROF.: Janete Amaral
TURNO:
VISTO

TURMA:
SALA:

TECNOLÓGICO
ALUNO:

DATA: ___/___/___
LEITURA COMPLEMENTAR

FPA - FUNCTION POINT ANALYSIS - REGRAS DE PONTOS DE FUNÇÃO

1 - CONCEITUAÇÃO

A Análise por Pontos por Função (APF) é uma técnica para mensuração de sistemas, desenvolvida por Allan J. Albrecht (IBM, White Plains) em 1979.

A APF dimensiona o software, considerando a perspectiva do usuário, qualificando a funcionalidade que ele proporciona ao seu usuário final baseado principalmente no seu desenho lógico.

Uma aplicação, sob a ótica do usuário, é um conjunto de funções ou atividades do negócio que o beneficiam na realização de suas tarefas.

Uma função específica do usuário em uma aplicação é avaliada em termos do que é fornecido pela aplicação e não como é fornecido.

Somente componentes solicitados e visíveis ao usuário são considerados no dimensionamento da aplicação pela técnica de Análise de Pontos de Função.

As funções contribuem para o cálculo de Pontos por Função com base na sua classificação, quantidade (número de funções) e na complexidade funcional relativa atribuída a cada uma delas.

A técnica APF considera, no dimensionamento do software, a funcionalidade geral que a aplicação proporciona a seu usuário.

2 - CÁLCULOS DOS PONTOS POR FUNÇÃO

Determina-se o número de APF de uma aplicação em três etapas de avaliação:
- Primeira Etapa - Cálculo dos Pontos por Função não ajustados: Refletem as funções específicas e mensuráveis do negócio, providas ao usuário pela aplicação;
- Segunda Etapa - Cálculo do Fator de Ajuste: representam a funcionalidade geral provida ao usuário pela aplicação;
- Terceira Etapa - Cálculo dos Pontos por Função Ajustados: Refletem a aplicação do Fator de Ajuste sobre o resultado apurado na primeira etapa.

2.1 - CÁLCULO DOS PONTOS POR FUNÇÃO NÃO-AJUSTADOS

As funções específicas da

Relacionados