ddada
Arturo Soria y Mata, foi um engenheiro e matemático Espanhol, que nasceu em Madri em 1844, e morreu na mesma cidade no ano de 1920.
Em 1908 Arturo Soria, mandou construir um hotel “Hotel Rubín”, onde era a residência da família Soria.
Fonte: http://urbancidades.wordpress.com/2014/02/06/villa-rubin-antigua-residencia-de-arturo-soria-madrid/
Hotel Rubin na atualidade, em Madri.
Fonte: http://urbancidades.wordpress.com/2014/02/06/villa-rubin-antigua-residencia-de-arturo-soria-madrid/
Foi o primeiro engenheiro que se confrontou com várias inovações tecnológicas, na maioria de grande complexidade.
Em 1875 ele fundou o primeiro bonde em Madrid ("Estações e Markets"), de acordo com a sua idéia de que o papel dos sistemas de transportes urbanos foi de fornecer uma ligação efetiva entre os consumidores e para o mercado.
Em 1877, no ano seguinte, a invenção de Graham Bell, projetou um sistema de telefone para cidades adaptado em Madrid. Projetado uma impressora automática que compôs suas leituras.
Antes de entrar para a faculdade de engenharia, Soria estudou matemática, no inicio da década de sessenta, onde a leitura de Augusti-Louis Cauchy sobre a existência de cinco classes de poliedros regulares, despertou seu interesse em geometria.
Cruzando as fronteiras da abstração matemática, Soria desenvolveu uma cosmologia geométrica baseada na repetição e na evolução de formas simples, relacionadas ao tetraedro, uma antecipação de Buckminster Fuller.
Soria acreditava que contemplar os mundos orgânicos e inorgânicos como sistema geométrico era aumentar o poder explicativo dos conceitos de evolução de Darwin.
Do seu ponto de vista, a evolução foi de matemática combinações cada vez mais elaboradas de série simples formas geométricas. Suas teorias sobre planejamento urbano mostrou comum às teorias do tempo de planejamento simplicidade mecanicista.
De acordo com a analogia evolucionária, Arturo Soria considerava a