dcfsdf
561 palavras
3 páginas
África do Norte - África Subsaariana - Regionalização do Continente AfricanoRegionalização da África
África do Norte : limitada a norte pelo Mar Mediterrâneo, a noroeste pelo Oceano Atlântico, e abrangida na maior parte pelo Deserto do Saara, a África do Norte é constituída pelos países de maioria árabe e islâmica (religião islâmica : O islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé no início do século VII, na região da Arábia ; Alá é a palavra árabe para "Deus". A aceitação de um Deus único é idêntica para os judeus, cristãos, e muçulmanos seguidores do islamismo. O Alcorão, ou Corão, é o livro sagrado do islamismo).
Os países que fazem parte da África do Norte são : Argélia, Egito, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Tunísia e Saara Ocidental (território anexado pelo Marrocos). Essa região da África do Norte tem forte concentração populacional no litoral do Mar Mediterrâneo onde as condições naturais permitem desenvolver a agropecuária, além de possuir jazidas de petróleo e outros minerais. Nessa região, alguns países como Marrocos e o Egito promoveram relativa industrialização. A colonização foi predominantemente francesa, embora o Egito tenha sido colonizado pelo reino Unido (Inglaterra).
O Magreb : Marrocos, Argélia, Tunísia e Saara Ocidental formam uma sub-região denominada Magreb. O termo de origem árabe, significa "lugar onde o sol se põe" e designa a porção ocidental do mundo islâmico. A identidade do Magreb deve-se ao fato de ter sido povoado no passado por grupos berberes, conjuntos de povos do Norte da África que falam línguas berberes. Estima-se que existam cerca de 20 milhões de falantes dessas línguas, principalmente no Marrocos e na Argélia, mas também no Egito e na Etiópia. Os tuaregues, grupo étnico nômade da região do Saara, fazem parte dos povos de língua berbere (veja mapa abaixo).
África Subsaariana : é a vasta região do Continente Africano