Datas comemorativas
CARNAVAL
O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas.
Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar o demônio da má colheita.
As origens do carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como as festas egípcias que homenageavam a deusa Ísis e o touro Ápis.
Os gregos festejavam com grandiosidade nas festas lupercais e saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o renascer da natureza.
CARNAVAL NO BRASIL
Famoso no mundo inteiro, o carnaval brasileiro é originário do entrudo português, um conjunto de brincadeiras de rua em que as pessoas atiravam água, farinha, ovos podres e fuligem umas nas outras.
O entrudo acontecia na época anterior à Quaresma, período do calendário católico destinado à penitência, simbolizando, portanto, um momento de libertação – significado que se incorporou ao carnaval.
Trazido para o Brasil no século XVII, o entrudo sofreu influência dos carnavais dos países europeus, a partir do século XIX; quando as máscaras, as fantasias e as personagens, como o Pierrô, a Colombina e o Rei Momo, entraram para a festa brasileira.
Nessa época, surgiram também os primeiros blocos, cordões e “corsos”, desfile de carros alegóricos. A partir daí, a festa ganhou força e chegou a todas as regiões brasileiras.
Março
Dia o8 de março dia internacional da mulher
No dia 8 de março de 1857, um grupo de operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque iniciou uma greve seguida de protesto por melhores condições de trabalho e salários mais justos.
Numa ação da polícia, foi deflagrado um incêndio criminoso que acabou tirando a vida de 129 mulheres, entre tantas outras feridas.
O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a essas heroínas da luta pela emancipação feminina. Esse foi um dos fatos históricos mais significativos na