Data Warehouse
A tecnologia de Data Warehouse surgiu principalmente devido às dificuldades que muitas organizações começaram a passar pela quantidade de dados que suas aplicações estavam gerando e à dificuldade de reunir estes dados de forma integrada para uma análise mais eficiente. A idéia, então, foi reunir em um único local, somente os dados considerados úteis no processo decisório.
Os avanços da tecnologia de informação vieram garantir a possibilidade das organizações manipularem grandes volumes de dados e atingirem um alto índice de integração. Dados de todos os departamentos de uma organização podem estar em uma única base de dados, integrados, padronizados e resumidos para serem analisados pelos tomadores de decisões.
Quatro características principais regem o conceito de Data Warehouse:
Orientado por temas: Refere-se ao fato do Data Warehouse armazenar informações sobre temas específicos importantes para o negócio da empresa. Exemplos típicos de temas são: produtos, atividades, contas, clientes, etc. Em contrapartida, o ambiente operacional é organizado por aplicações funcionais. Por exemplo, em uma organização bancária, estas aplicações incluem empréstimos, investimentos e seguros.
Integrado: Refere-se à consistência de nomes, das unidades das variáveis, etc, no sentido de que os dados foram transformados até um estado uniforme. Por exemplo, considere-se sexo como um elemento de dado. Uma aplicação pode codificar sexo como M/F, outra como 1/0 e uma terceira como H/M. Conforme os dados são inseirdos para o Data Warehouse, eles são convertidos para um estado uniforme, ou seja, sexo é codificado apenas de uma forma. Da mesma maneira, se um elemento de dado é medido em centímetros em uma aplicação, em polegadas em outra, ele será convertido para uma representação única ao ser colocado no Data Warehouse.
Não Volátil: Significa que o Data Warehouse permite apenas a carga