dasds
Autor: Aluísio Azevedo
Obra: O Cortiço
Editora: FTD S.A
Edição: 3ª Edição
Local e data de publicação: São Paulo, 1998.
2- As personagens:
João Romão, Bertoleza, Miranda, Jerônimo, Rita Baiana, Piedade, Capoeira firmo, Arraia-Miúda, D. Estela, Zulmira, Henrique, Botelho, João da costa, Pombinha, Firmo, Léonie.
2.1- Indique e caracterize, física e psicologicamente, as personagens principais;
João Romão: esperto, miserável, ganancioso, invejoso, taverneiro português, dono da pedreira e do cortiço. Representa o capitalista explorador.
Bertoleza: trabalhadora, sonhadora, quitandeira, escrava cafuza que mora com João Romão, para quem ela trabalha como uma máquina.
Miranda: invejoso, ganancioso, rico, esperto, comerciante português. Principal opositor de João Romão. Mora num sobrado aburguesado, ao lado do cortiço.
Jerônimo – nostálgico, forte, trabalhador, dedicado e honesto. É casado com Piedade, mas sucumbe à malemolência de Rita Baiana.
2.2- Rita Baiana – malemolente, sensual, alegre e assanhada. É objeto de desejo da maioria dos homens do cortiço. E toda ela respirava o asseio das brasileiras e um odor sensual de trevos e plantas aromáticas. Irrequieta, saracoteando o atrevido e rijo quadril baiano, respondia para a direita e para a esquerda, pondo à mostra um fio de dentes claros e brilhantes que enriqueciam a sua fisionomia com um realce fascinador.
Pombinha – amiga inteligente e pura. Representa o extremo oposto de Rita Baiana, com sua beleza imaculada. A filha era à flor do cortiço Bonita, posto que enfermiça e nervosa ao último ponto: loura muito pálida, com uns modos de menina de boa família. Era muito querida por toda aquela gente. Era quem escrevia cartas quem tirava as contas; quem lia os jornais.
Léonie – prostituindo-se, independe dos homens. Com as suas roupas exageradas e barulhentas de cocote à francesa, levantava rumor quando lá ia e punha expressões de assombro em todas as caras.
Botelho – antipático e