Darcy ribeiro
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu"
Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, Minas Gerais em 26 de outubro de 1922. Iniciou sua vida acadêmica no curso de Medicina, a pedido de sua mãe, mas não se adaptou, e mudou para Antropologia, formando-se em 1.946. Dedicou seus primeiros anos de vida profissional ao estudo dos índios do Pantanal, do Brasil Central e da Amazônia, quando fundou o Museu do Índio. Escreveu uma vasta obra em defesa da causa indígena, de importância internacional.
Nos anos seguintes, dedicou-se à educação. Fundou a Universidade de Brasília às custas de muita luta, e foi seu primeiro Reitor. Sua meta era favorecer a pesquisa na universidade para a solução dos problemas nacionais. Também Ministro da Educação, e mais tarde, Ministro-Chefe da Casa Civil de João Goulart. Recebeu títulos de Doutor Honoris Causa de Sorbonne, da Universidade de Copenhague, da Universidade do Uruguai e da Universidade da Venezuela
Darcy foi contundente, polêmico e revolucionário em sua incansável luta para construir um modelo desenvolvimento justo para todos os cidadãos, através da educação. Considerava o sistema educacional brasileiro elitista porque excluía as crianças de classes populares.
Lançado ao exílio em 1.964 pelo golpe militar, viveu em diversos países da América Latina, onde desenvolveu projetos de reforma universitária, chegando a ser assessor do Presidente Salvador Allende, no Chile, e de Velasco Alvarado, no Peru. Neste período escreveu obras de valor inestimável, tratando do desenvolvimento desigual dos povos americanos.
Retorna ao Brasil em 1.976, mas só foi anistiado 4 anos mais tarde, quando retomou suas atividades na área de educação. Em 1982, foi