Darcy Ribeiro
A formação do mundo onde vivemos faz todo sentido para os dias de hoje. Explica-nos melhor como e por que temos todo esse jeitinho brasileiro de ser.
Pra lá dos anos mil foram descoberto cartas que falavam sobre uma ilha chamada Brasil, Significando que a origem do nome não vem da árvore pau-brasil. Biologicamente nosso país já existia e os indígenas puderam presenciar toda essa beleza e serem tão simples, a ponto de identificar por nome qualquer bicho por menor que fosse. Para os índios sua maior riqueza era o conhecimento, para eles a finalidade da vida era viver.
O Cunhadismo
Surge o cunhadismo para que a ocupação do Brasil pudesse ocorrer. Para o colono era de extrema conveniência formar vínculos familiares com indígenas, pois esses lhes serviriam para extração de pau-brasil e outros produtos tropicais. Sendo assim, portugueses trocavam suas bugigangas pelo pau-brasil.
Mistura de Raças
Neobrasileiros (conjunto das raças imigradas e seus descendentes após a descoberta da América), índios e negros. Três raças a se desenvolver no país. Deu-se mais impacto então, pelo fato da mineração aurífera surgir dando novas atividades para sustentar a maquina mineradora. Permitindo assim, a inclusão de diferentes etnias e a expansão para o interior do país. A mineração atraiu levas de gente de todos os cantos, e essas foram forçadas a conviver.
Aprendemos bastante com os índios como saber se virar sozinhos, uso de chás para ajuda na cura de doenças entre outros, o mais importante é saber que podemos viver com a natureza de forma pacífica. “Nós somos a contemporaneidade dos milênios”, “Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles negros e índios supliciados”. Diz Darcy Ribeiro, ou seja, somos o seguimento desses povos até os dias de hoje.
O povo Brasileiro
Por Darcy Ribeiro
Estácio de Sá
Glaucia Brasil Mendes
Turma 3018
Fundamentos de Ciências Sociais
Data: 17/09/2013