Danças Regionais
O Brasil é um país cheio de diferenças culturais, e isso se expõe na dança. De norte á sul, a dança é uma forma de o povo brasileiro expressar sua alegria,seu jeitinho de levar a vida.
Danças regionais da região Sudeste:
A região Sudeste é uma região que conta com uma pluralidade de estilos musicais .Como por exemplo:
O samba é o estilo mais famosoda música e dança brasileira. O Samba saiu dos ritmos dos escravos africanos. Os atuais estilos de samba se desenvolveram por mutação musical e difusão geográfica.
Batuque é o gênero musical maisantigo de Cabo Verde, mas só há registros escritos acerca do batuque a partir do século XIX.
Pagode é um gênero musical brasileiro originado no Rio de Janeiro, a partir da cena musical do samba dosfundos de quintais, muito comuns no subúrbio da cidade.
Quadrilha é uma dança em que pessoas tipicamente urbanas se vestem e agem de igual pessoas residentes do campo.
A outras folias regionais maismodernas conhecidas pelos jovens como o funk, o hip-hop, estilos de danças regionais que não são brasileiras, mas são bem conhecidos.
Danças regionais da região Sul:
Na região sul a danças como:A Congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que serefere à religiosidade.
Dança de espadas é forma simbólica de libertação das mulheres, que em diversos contextos históricos, foram subjugadas pelos homens.
Dança Gaúcha é caracterizada por movimentos esapateados fortes.
Entre outras que recebem diretamente uma influência mais européia .
Danças regionais da região Centro-Oeste :
Na região centro-oeste, podemos encontrar danças de origensindígenas.Como:
Caninha-verde é uma dança de origem portuguesa da região do Minho, introduzida no Brasil durante o Ciclo da