dança de origem africana
O Brasil tem vários tipos de dança de diversos países, inclusive a africana. Há danças como afoxé, o jongo, o maracatu e o samba. Vamos fala um pouco de cada uma.
O Afoxé é da região nordeste, Salvador-BA, Trata-se de uma manifestação que tem profunda vinculação com as manifestações religiosas dos terreiros de candomblé. Acontece na época do carnaval. Os instrumentos são O afoxé (ou agbê), cabaça coberta por uma rede formada de sementes ou contas, os atabaques, xequerês e o agogô, formado por duas campânulas de metal. Os ritmos das cantigas são praticamente as mesmas cantigas entoadas nos terreiros afro-brasileiros que seguem a linha jexá e são puxados em solo. A principal característica do afoxé são as roupas nas cores dos orixás. Sua primeira manifestação no Brasil foi em 1885, pela Embaixada da áfrica.
O Jongo é da região sudeste, ao sul do estado do Rio de Janeiro e ao norte do estado de São Paulo e na região das Minas e das fazendas de café em Minas Gerais. O Jongo é dançado no dia 13 de maio, dia da abolição da escravidão, nos dias de festas juninas, no dia de santos católicos, em casamentos e em apresentações publicas. Os instrumentos são urucungo, viola e pandeiro e três tambores o tambu, candongueiro e o ngoma-puíta. No canto do jongo há sempre um solista, que improvisa versos livres, e o refrão é fixo e repetidos por todos. Não usam roupas especiais, um casal por vez vai ao meio da roda e faz menção de uma umbigada.
O Maracatu é da região nordeste do Brasil. Acontece na época do carnaval quando os escravos tinham permissão de mostra pro publico suas tradições e religião. Os instrumentos são o gongue, as caixas, tambores de guerra, tambores de madeiras e etc. Tem variações de ritmos. As roupas usadas eram as roupas descartadas que os senhores não usavam mais.
O Samba é praticado em todo lugar do Brasil, mas nasceu na Bahia e se desenvolveu no Rio de janeiro. Acontece na época de carnaval. Os instrumentos