Danos causados ao meio ambiente pela construção de usinas hidrelétricas
Os impactos causados pela construção civil ao meio ambiente, e especialmente ao solo, são inúmeros. A necessidade do crescimento econômico nos remete a construção de usinas hidrelétricas, ao fato da energia serem um fator essencial para o desenvolvimento sócio-econômico de um nação, porém são inúmeros os impactos e danos causados sobre o meio ambiente. Que só passaram a ser realmente compreendidos após a emergência do pensamento ecológico, com as constantes mudanças climáticas e o aquecimento global. Embora os projetos de infra-estrutura para energia elétrica, sejam planejados para benefício direto da sociedade, também causam impactos negativos significativos sobre o meio ambiente e às populações próximas aos empreendimentos.
2. Notícias e Impactos
2.1 - Notícia l
2.2 - Notícia ll
2.3 - Notícia lll
(http://cepa.if.usp.br/)
2.4 - Impactos
Esse conjunto de notícias abordam o mesmo tema, e basicamente os mesmos problemas ambientais. Uma construção em uma proporção tão gigantesca não passaria despercebida sem nenhum dano. As hidrelétricas afetam o ecossistema, o rumo natural da vida nas florestas e rios.
Das centenas de usinas instaladas no Brasil, os cálculos correspondem a mais de 34.000 km² de terras inundadas para formação de barragens, muitas espécies acabam submersas e, conseqüentemente morrem, e cerca de 250 mil famílias tiveram de abandonar suas casas. As tribos indígenas e os ribeirinhos são os mais afetados com as construções das hidrelétricas. Não são apenas famílias mudando de suas casas, mas histórias do passado e da cultura que é deixado para trás. Interfere também de forma irreversível no micro clima local, provocando alterações na temperatura, na umidade relativa do ar, na evaporação e afetando o ciclo pluvial.
Mas não são apenas pontos negativos, a hidroeletricidade é o uma fonte de energia renovável, produz quantidades muito pequenas de gases do efeito estufa, não produzem