Dancaterapia e musicoterapia
Curso de Psicologia
1º Semestre
Dançaterapia e Musicoterapia
Aluna: Gloria Tavares
Rio de Janeiro, 2013
Introducão
O presente trabalho tem como objectivo dar a conhecer o que se entende por dancaterapia, técnica que une o campo da dança e da psicologia, e musicoterapia, que consiste na utilização da música ou dos seus elementos (ritmo, melodia e harmonia). Sendo assim, vamos centrar-nos nos seus benefícios e na assistência que se pode dar a pessoas que necessitam de tal.
Dancaterapia
A dancaterapia esta relacionada ao movimento corporal de dança, unindo a mente e o corpo, o movimento e a emoção. Ė uma técnica que tem como objetivo fazer com que o indivíduo adquira auto-conhecimento e seja mais criativo, trabalhando com o corpo a sua própria linguagem e levando a mudanças psicologicas, que promovem a saúde e ao desenvolvimento pessoal. Esta é uma técnica destinada a qualquer pessoa. Indivíduos que desejam melhorar a sua qualidade de vida, ou indivíduos com patologias específicas, como por exemplo pertubaçoes emocionais ou de ansiedade, problemas comportamentais, demências, baixa auto-estima, entre outras. Abrange todas as faixas etárias desde crianças à idosos, independentemente do estado físico ou psíquico.
Origem da dancaterapia
Surge em 1966, varias bailarinas e coreografas compartilhavam uma enorme paixão e um respeito profundo no valor pedagógico da dança. Estas bailarinas comecaram por ensinar separadamente em propriedades privadas, até que com o passar do tempo foram abrindo caminhos em estabelecimentos clínicos e tambem em hospitais psiquiátricos. Em trabalho com os psicoterapéutas, as bailarinas comecaram a eleborar teorias que suscentacem as observações já feitas. É importante destacar Mary Whitehouse, que foi uma das primeiras