Damn
Autor: Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) destacou-se como romancista realista, tornou-se um dos maiores escritores do país e um mestre da língua portuguesa.
Personagens:
1-Nogueira – Estudante de 17 anos, jovem ingênuo, do interior, que vai ao Rio de Janeiro fazer estudos preparatórios. Hospeda-se na casa do casal Meneses e Conceição.
2- Meneses - Escrivão, marido de Conceição. Fora casado com uma das primas de Nogueira. Tinha uma amante. Morre de apoplexia. Não aparece no conto: somente é citado.
3- Conceição - 30 anos, sabia das traições do marido, porém nada fazia. Por essa atitude, era considerada a “santa” pelo narrador-personagem. Típico exemplo de mulher machadiana é a fonte das perturbações do protagonista.
4-São citadas, também, duas escravas e a mãe de Conceição, que dormia no momento da conversa entre os dois personagens.
Enredo: O conto é narrado por Nogueira, rapaz de dezessete anos que veio morar no Rio de Janeiro, na casa do casal Meneses e Conceição, para o que ele chama de estudos preparatórios.
Durante o início das férias, Nogueira resolve ficar no Rio de Janeiro para assistir a Missa do Galo, que ocorria à meia-noite. Na noite da Missa, Meneses, como era habitual, saiu de casa com a desculpa de que iria ao teatro, quando, na verdade, ia prevaricar. Sua mulher, provavelmente, por saber da existência de uma amante, em represália, durante esta noite insinuou-se, sutilmente, para Nogueira, criando um clima de intimidade entre os dois. Entretanto, este, por timidez ou inexperiência, ficou na dúvida das reais intenções de Conceição, deixando, talvez, passar a oportunidade de conquistá-la.
A conversa entre Conceição e Nogueira é interrompida com a chamada de um vizinho para acompanhá-lo à Missa do Galo.
O conto finaliza com divagações do rapaz sobre o ocorrido entre ele e Conceição na noite da Missa do Galo e na manhã do dia seguinte, quando os dois voltam a se tratar cerimoniosamente, bem como, sobre os