Daltonismo 1199534857949722 4
356 palavras
2 páginas
O QUE É?O
daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.
Que tipos existem?
O Protan designa o distúrbio para reconhecer a cor vermelha _ a protanopia é quando o indivíduo não tem o receptor para o vermelho
(ausência completa) e a protanomalia é quando o receptor é deficiente.
O Deutan designa o distúrbio para identificar a cor verde _ na deutanopia, o indivíduo não tem o receptor para o verde (ausência completa) e na deutanomalia, o receptor é deficiente.
O Tritan é um distúrbio que impede o reconhecimento da cor azul.
A
identificação pode ser deficiente ou nula
(nos casos em que há ausência completa de sensibilidade à cor). Pode ser adquirida, por exemplo, por alterações hormonais. • O Daltonismo é uma característica recessiva.
Métodos de avaliação
-
Anomaloscópio de Nagel. Nesse aparelho, o indivíduo que vai ser examinado vê um campo dividido em duas partes. Uma delas é iluminada por uma luz monocromática amarela, enquanto a outra é iluminada por uma mistura de luzes monocromáticas vermelha e verde.
-
Lãs de Holmgreen; Consiste em um feixe de lã em diversas cores, que devem ser separadas
Lâminas Pseudoisocromáticas (ou livro de Ishihara); São quadros formados por pontos coloridos sobre as quais aparece um número desenhado em determinada cor. Por ser um método simples este é o mais difundido.
A figura abaixo monstra outra lâmina do teste de Ishihara para determinação do
Daltonismo. Se você visualizar n.º 8 está normal. O daltónico vê o n.º 3.
Curiosidades
O daltonismo é uma doença de foro
genético, do tipo recessivo que afecta cerca de 8% dos Homens e 0,4% das
Mulheres.
O