Dados sobre o cancer
A base para o tema desse artigo é a preocupação do aumento do numero de casos de câncer malignos, a freqüência com que isso ocorre ao longo dos tempos e a nível mundial e mostrar aos que trabalham na área da saúde como devem investir na prevenção da doença e no aumento da qualidade de vida da população que sofre com a mesma.
Atualmente utilizamos o conceito de qualidade de vida junto às taxas de morbilidade e mortalidade para avaliar o nível de saúde da população. Tendo em conta que a promoção da saúde, a profilaxia e diagnóstico precoce do câncer constituem armas poderosas que os profissionais de saúde dispõem para fazer face a este problema de saúde e, de algum modo, controlar o aumento da doença, o mesmo não se tem verificado da forma esperada, pelo que é importante que se analisem e questionem estes aspectos.
Sendo o enfermeiro o elemento da equipe de saúde que mais tem contato com o paciente, seu papel é fundamental a promoção da saúde, a aquisição de hábitos saudáveis, a descoberta de novas motivações e outros fatores determinantes do comportamento das pessoas (clientes ou não), pois se as doenças oncológicas não forem encaradas de forma diferente a relacioná-las com a dor e o sofrimento pelo profissional também não o será pela população em geral.
É extremamente importante que os enfermeiros assumam, no cotidiano da sua prática assistencial, não como uma área complementar, mas integrada ao “Cuidados de Enfermagem”, onde a educação em saúde constitua uma atividade de igual dimensão a qualquer outra realizada. E que o câncer seja entendido como um fenômeno não apenas biológico, mas também, psicológico e