Dados estatísticos
Relatório sobre: Aplicação da Dinâmica de Sistemas em processo de melhoria na distribuição logística
Os objetivos do estudo de caso é apresentar o processo de melhoria da distribuição logística da empresa multinacional Beta, do setor elétrico, utilizando o pensamento sistêmico, isto é, aumentar a habilidade de enxergar a realidade como um sistema complexo (em constante mudança e com seus elementos se inter-relacionando).
O problema que motivou o uso da visão sistêmica na empresa Beta era a retirada de produtos vendidos pelos próprios clientes ou seus agentes, que causavam confusões e interrupções no processo de tratamento do pedido. Outro problema era diminuir o número de pedidos considerados urgentes.
A equipe de trabalho abordou o problema da empresa utilizando como ferramenta a Dinâmica de Sistemas. O objetivo era buscar causas endógenas (internas) para o problema.
A Dinâmica de Sistemas é uma maneira de estudar o comportamento de sistemas para verificar como as políticas, decisões, estruturas e atrasos no sistema estão inter-relacionados para influenciar crescimento e estabilidade.
A abordagem é de construir modelos qualitativos e quantitativos para determinar como as políticas e informações criam o comportamento da organização.
Um processo de modelagem com a Dinâmica de Sistemas sugerido por Sterman (2000) compõe-se das etapas seguintes: articulação do problema, formulação da hipótese dinâmica, formulação do modelo de simulação, teste, projeto de políticas e avaliação.
Para entendimento do Diagrama de Enlace Causal coloca-se a variável “Cliente retira” em evidência como ocasionador do problema, tenta-se identificar os motivos de tal ocorrência (fatores externos ou exógenos), que são basicamente 3: o cliente trabalha com estoque reduzido; trabalha por projetos; cliente deseja manter o controle do processo de aquisição.
A partir do aumento da retirada de produtos diretamente pelo cliente, ocasiona o aumento da interrupção do