Dados da polônia
Brasão de Armas
Capital da Polônia: Varsóvia.
Língua Oficial: Polaco.
Governo: República Parlamentarista.
Área: 312.685 km² (68º maior país do mundo, possuindo um clima temperado, com invernos frios, encobertos e moderadamente severos e verões suaves, com aguaceiros e trovoadas frequentes).
População: 34,8 milhões de habitantes (estimativa 2012, sendo uma população de poloneses e ucranianos).
Nome Oficial: República da Polônia.
Moeda: Zloty.
Data Nacional: 3 de Maio (Dia da Pátria).
Dia da Independência: 11 de Novembro.
Religião: Cristianismo.
Expectativa de vida: 76 anos.
IDH: 0,821 (2012) – muito elevado.
PIB: US$ 765,6 bilhões (estimativa 2011).
Economia: 7º Produtor de batata e o 6º de hulha (Economia de Mercado).
Website governamental: www.poland.pl
Forma de Nascimento do Estado.
União Pessoal (Governo de dois ou mais países por um monarca – É uma união de natureza precária e transitória, decorrente de direitos sucessórios ou convencionais, predominantemente nas monarquias, onde por vezes um só rei governava dois ou mais países).
O primeiro Estado polaco foi criado em 966, com um território muito semelhante ao da moderna Polónia. Tornou-se um reino em 1025 e, em 1569, fortaleceu uma longa associação com o Grão-Ducado da Lituânia para criar a Comunidade Polaco-Lituana (Uma união pessoal entre aqueles dois Estados que existia desde 1386. O sistema político da República, frequentemente chamado de democracia dos nobres ou liberdade dourada, foi caracterizado pela redução, por meio de leis, do poder do soberano e pelo controle do Poder legislativo, pela nobreza. Este sistema foi o precursor das concepções modernas de ampla democracia e de monarquia constitucional, bem como de federação. Os dois estados que compunham a República eram formalmente iguais, embora na realidade a Polônia fosse o parceiro dominante na união).
Elementos Constitutivos do Estado.
Povo: Constituído etnicamente por 98,7% de poloneses;