Dados Biogr ficos de Kierkegaard
786 palavras
4 páginas
Dados Biográficos de KierkegaardNasceu em Copenhague, a 5 de maio de 1813
Do pai, Kierkegaard, recebeu as armas da melancolia e da dialética, da noiva a inspiração para implementa-las e o estimulo para se tornar autor. Desde o inicio de carreira o penamento de Kierkegaard será moldado por Michael Pedersen e Regina, que não deixarão de influencia-lo ate a morte, ocorrida em Copenhague, a 11 de novembro de 1855. Morreu com 42 anos de vida.
Principais idéias que influenciaram a psicologia Talvez Kierkegaard seja o pensador de maior destaque da corrente existencialista, por ser o primeiro da referida corrente, como também pela própria perspicácia das analises que faz da situação em que o homem moderno se encontra e, sobretudo , pela influencia que exerceu sobre todos os fenomenologos contemporâneos.
Kierkegaard, insiste na necessidade da apropriação subjetiva da verdade, pois do pensar em algo que seja ligado á raiz mais profunda da existência,que é o Individuo.
Pois na realidade não se consegue incorporar a existência num sistema, mas apenas a idéia da exitencia.
A verdade deve torna-se existencial no ato de o Individuo viver aquilo em que acredita, na realização leal dos seus objetivos mais profundos.
O individuo é energia viva, ativa, autodeterminante, que surge a partir de situações concretas de opção, situações essas enraizadas nos momentos em que o homem focaliza todas as suas potencialidades numa opção que ressoara por toda a sua vida.
(Kierkegaard defendia a idéia que existe uma verdade subjetiva: uma verdade que seja pra mim encontrar uma idéia pela qual eu possa viver ou morrer.) Algo que já possa valer ter existido.
A dialética de Kierkegaard se apresenta como oposição dos extremos, como ambigüidade, pois o “ eu ‘’ não é “dado”; é a possibilidade do “ eu” que é dada, e , nesse sentido, é o palco do conflito existencial.
Outro pensamento de Kierkegaard é sobre desespero, “ Declara-se desespero real quando a pessoa desespera de si própria, quem