Da Era Pr Cient Fica Ao Renascimento
Renascimento
01. Sublinhe um parágrafo do capítulo capaz de sintetizar o argumento de que o conhecimento é uma característica essencialmente humana.
R= Quando falamos em cultura, estamos nos referindo a um conjunto de valores, crenças, padrões de comportamento e hábitos de vida que, apesar de geral e coletivo, varia no tempo e no espaço. A cultura não se desenvolve em um grupo de forma espontânea, mas é produzida historicamente, fruto da dinâmica de vida em comum. Para ser transmitida por uma geração para outra depende de aprendizado.
02. O capítulo deixa claro que sem o desenvolvimento da ciência não teria sido possível chegar à sociedade. Enuncie as características que o texto atribui à ciência.
R= Pensamento laico e lógico; entendimento do mundo em sua objetividade; pesquisa e debates permanentes; elaboração de conceitos, hipóteses e formas de averiguação, permissão de privilégios e intervenções.
03. Como o capitulo analisa as diferentes fases do desenvolvimento do conhecimento humano na historia da humanidade? Faça uma síntese localizando as principais etapas e organize-as em uma linha de tempo.
R= Milagre grego: Ruptura com o pensamento mítico. Renascimento: Pensamento laico, valores da cultura clássica, pensamento lógico-dedutivo.
Iluminismo:
Empirismo, cientificismo, laboratórios. Hoje: Técnica, informática, pesquisa intensiva, etc.
04. Como o capitulo explica oque foi o Renascimento?
R= O renascimento teve origem na Itália. Essa cidade foi muito apta ao comércio, e com o passar do tempo, o capital desse comércio foi acumulando. Os donos de todo esse dinheiro investiram na cultura, dizemos que eles aprenderam a apreciar o belo, e como tinham muito dinheiro disponível, eles passaram a patrocinar os artistas, que antes não tinham condições e nenhum tipo de apoio. Dessa forma foram surgindo muitas manifestações artísticas, os comerciantes não patrocinaram apenas os artesãos, mas também os intelectuais, que foram muito importante