Células procariontes
CÉLULAS PROCARIONTES
MACEIÓ - AL
2012/02
ANDRÉA FEITOZA
CÉLULAS PROCARIONTES
Trabalho apresentado como exigência para a disciplina Biologia Celular do 1º período do Curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), sob orientação do professor Davi Barros.
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES – FITS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISOTERAPIA
MACEIÓ - AL
2012/02
Célula Procariótica
As células procariontes se caracterizam pela pobreza de membrana plasmática. Ao contrário dos eucariontes, não possuem uma membrana envolvendo os cromossomos, separando-os do citoplasma. Os seres vivos que são constituídos por estas células são denominados procariotas, compreendendo principalmente as bactérias, e algumas algas (cianofíceas e algas azuis) que também são consideradas bactérias.
As células procariontes não se dividem por mitose e seus filamentos de DNA não sofrem o processo de condensação que leva à formação de cromossomos visíveis ao microscópio óptico, durante a divisão celular. Em alguns casos, a membrana plasmática se invagina e se enrola formando estruturas denominadas mesossomos.
Parede Celular
A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais, e algumas bactérias, fungos e protozoários, cuja composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos. Essa estrutura impossibilita alterações morfológicas dos organismos, em razão de seu caráter semirrígido, ou seja, as células não conseguem alterar a forma em consequência do impedimento espacial limitado pela rigidez da parede celular.
Membrana Plasmática
De forma simples, podemos definir a membrana plasmática como envoltório celular. Este envoltório será o responsável pela forma da célula e pelas substâncias que entram e saem dela. Sua composição química é lipoprotéica (gordura + proteína), porém, esta não se dá de