Célular
Drailson Barbosa da Silva
RA 1127892
ATIVIDADE DO 1º CICLO DE CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO I:
BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA
Curso: Licenciatura em Educação Física – EaD
Disciplina: Conhecimentos sobre o corpo I
Tutor a Distância: Silas Chinarelli Teixeira.
MACEIÓ - AL
2013
1- O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.
São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. O mais baixo nível de organização biológica onde se manifestam todas as propriedades da vida. Com o avanço da biologia celular, pôde-se descobrir uma grande variabilidade genética entre as espécies. Essas espécies podem se reunir em grupos progressivamente mais abrangentes – gêneros, ordens, famílias – até o nível dos reinos clássicos, vegetal e animal. Um dos esquemas de classificação, o de Whittaker, postula a divisão em cinco reinos – monera, protista, fungi, plantae e animalia, com as suas correspondentes subdivisões (DE ROBERTIS, 2001). No entanto, podemos simplificar toda essa complexidade classificando as células em dois tipos básicos, as procarióticas e as eucarióticas, de modo que a principal diferença entre elas é a ausência de um envoltório nuclear nas células procarióticas, enquanto as eucarióticas apresentam um núcleo verdadeiro com um envoltório nuclear elaborado, denominado carioteca.
Eucariontes: também conhecidas por eucariotas ou eucélulas, são mais completas que as procariontes, uma grande parte dos animais e plantas que conhecemos possuem essas células, possivelmente as mesmas surgiram de um aperfeiçoamento das células procariontes, mas é impossível avaliar quanto tempo elas levaram para chegar a essas melhoras, o que se torna mais provável é que tenha demorado milhões de anos.
Procariontes: é a falta de carioteca (membrana plasmática) pelo fato da ausência de algumas organelas e pelo seu pequeno tamanho. Acredita-se que