célula
GRÃOS DE ARMAZENAMENTO E GOTÍCULAS LIPÍDICAS As células podem armazenar substâncias de reserva em seu citoplasma. Deste modo, encontramos grãos de amido (em vegetais), glicogênio (em animais e fungos), MEMBRANAS BIOLÓGICAS: COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ESTRUTURA.
As membranas celulares organizam e mantêm todas as células como meios moleculares distintos. A membrana plasmática que se localiza na superfície celular de células eucariontes e procariontes separam o meio externo do meio interno, serve como zona primária de contato entre o interior da célula e o meio e permite que os conteúdos celulares possam interagir com as moléculas do lado externo.
Nas células eucariontes, as membranas também dividem o interior da célula em meios bioquimicamente distintos. O sistema de endomembranas divide o citoplasma em numerosas seções e subseções que compartimentalizam as células tornando seus processos mais eficientes.
FUNÇÕES DAS MEMBRANAS CELULARES
1. As membranas contêm bombas e passagem molecular especifica que regulam a composição molecular e iônica do meio intracelular
- permitindo, por exemplo, que uma célula nervosa mantenha diferentes concentrações iônicas em ambas as faces da membrana, o que lhe permite receber, conduzir e transmitir impulsos nervosos.
2. Controlam o fluxo de informações entre a célula e o seu meio através de receptores específicos para estímulos externos.
- movimento de bactérias em direção ao alimento, resposta de células-alvo a hormônios e percepção da luz, são processos cujo evento primário é a detecção de um sinal por um receptor de membrana.
3. As membranas geram sinais químicos e elétricos.
- que podem desencadear resposta celular que dependendo do tipo celular pode ser contração, inibição ou estimulação da secreção.
Todas essas funções indicam o papel central das membranas na comunicação biológica. Além disso, os processos de conversão de energia em sistemas biológicos são realizados nas membranas que