Célula
Segunda aula (T2)
Objetivos
1. Descrevercomoequandofoidescobertaacélula.
2. Explicaraidéiacentraleaimportânciadateoriacelular.
3. Discutir as dificuldades para se identificar os gametas como células.
4. Descrever os passos que levaram à compreensão da im- portância do núcleo celular.
5. Identificarasdificuldadesparaacompreensãodoproces- so de divisão celular.
6. Descreveroraciocíniodedutivoquelevouàconclusãode que a mitose não seria o único tipo de divisão celular.
7. Descrever as meioses masculina e feminina em Ascaris.
8. Explicar o papel da meiose e da fertilização no ciclo de vida dos organismos.
9. Listarosprincipaisargumentosquelevaramalgunscito- logistas no final do século XIX a defender a idéia que os cromossomos seriam a base física da herança.
Texto adaptado de:
MOORE, J. A. Science as a Way of Knowing - Genetics. Amer. Zool. v. 26: p. 583-747, 1986.
A DESCOBERTA DA CÉLULA
OnascimentodaCitologiapodeserfixadocom considerável precisão. No dia 15 de abril de 1663, Robert Hooke (1635-1703) colocou um pedaço de cortiça sob seu microscópio e mostrou sua es- trutura a seus colegas da Royal Society de Londres.
A Royal Society havia sido fundada no ano anterior com o intuito de melhorar o conheci- mento sobre a natureza. Ela reunia uns poucos homens cultos de Londres que se encontravam regularmente, em geral semanalmente, para discutir assuntos científicos e como o conheci- mento poderia ser usado para melhorar as atividades práticas. A inspiração para a formação da Royal Society veio de uma sugestão anterior de Francis Bacon.
Hooke, um matemático de excepcional habili- dade, era um membro muito ativo da Royal So- ciety. Era costume entre os membros não apenas discutir mas também realizar experimentos e fazer demonstrações. Havia um grande interesse no novo microscópio que Hooke havia construído e ele deixou que os membros da sociedade olhas- sem partes de um musgo em seu microscópio no dia 8