célula
Baseado nisso, os cientistas conseguiram diferenciar os dois tipos básicos de células, as células procarióticas e as células eucarióticas.
De maneira geral, podemos dizer que as células procarióticas são pobres em membranas e em organelas, e o seu núcleo não está organizado pelo envoltório nuclear, conhecido também por carioteca. Dessa maneira, seu material genético está disperso em seu citoplasma. Já a célula eucariótica é composta por um rico sistema de membranas, organelas, e o seu núcleo está envolvido pela carioteca, protegendo seu material genético.
Agora, veremos a composição química e estrutural das células eucarióticas, sempre enfatizando seu papel na sobrevivência das células e do organismo. conhecer os dois tipos de transporte entre a membrana: o transporte passivo e o transporte ativo.
A mitocôndria é uma organela que se encontra fora desse sistema de endomembranas, mas é essencial para o metabolismo celular.
Na verdade, as mitocôndrias são especializadas na produção de energia celular, a partir da síntese de ATP.
A produção dessa energia ocorre a partir da retirada de substratos do alimento, como os lipídios e os carboidratos, além do oxigênio, que é conseguido por meio da respiração.
O tecido epitelial é constituído por células justapostas, isto é, intimamente aderidas umas às outras, formando uma camada celular contínua com pouquíssimo material extracelular.
Os epitélios podem ser classificados quanto ao número de células:
• Quando os epitélios são formados por uma só camada de células, são chamados de epitélios simples ou uniestratificados (do latim uni, um, e stratum, camada).
• Já os epitélios formados por mais de uma camada