Célula e Citoplasma
A célula é a unidade que constitui os seres vivos, podendo ocorrer isoladamente, seres unicelulares, ou formar arranjos ordenados, os tecidos, que constituem o corpo dos seres pluricelulares . Em geral, os tecidos apresentam quantidades variáveis de material extracelular, produzido por suas células.
VÍRUS, PARASITAS INTRACELULARES OBRIGATÓRIOS
Os vírus não possuem enzimas nem outros elementos estruturais necessários à fabricação de outros vírus semelhantes. São, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios. Os vírus são parasitas à nível molecular, pois induzem a maquinaria sintética das células parasitadas a trabalhar e formar novos vírus, em vez de trabalhar para formar seus próprios componentes.
OBS: os vírus que infectam as células animais não são os mesmos que infectam células vegetais, denominando-os, respectivamente, vírus animais e vírus vegetais. Todavia, existem vírus vegetais que podem invadir células de insetos disseminadores destes vírus para outra planta.
Os vírus de bactérias são chamados bacteriófagos ou apenas fagos.
Os vírus são formados basicamente em duas partes: Uma porção central, que carrega a informação genética, um ácido nucléico, RNA ou DNA, no qual estão contidas todas as informações necessárias para gerar novos vírus iguais. E uma parte periférica, constituído de proteínas que protege o ácido nucléico, possibilita os vírus a identificar as células nas quais ele irá parasitar e em certos vírus, facilita a penetração nas células.
EXISTEM DOIS TIPOS BÁSICOS DE CÉLULAS: PROCARIONTES E EUCARIONTES
Procariontes, os cromossomos não estão separados do citoplasma por membrana. Eucariontes, com um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear.
AS CÉLULAS PROCARIONTES SÃO POBRES EM MEMBRANAS
As células procariontes se caracterizam pela pobreza de membranas que nelas quase se reduzem à membrana plasmática. Não possuem membranas separando os cromossomos do citoplasma. Os seres vivos desta