célula de carga
Célula de carga é um transdutor de força. A força é medida de forma indireta, normalmente relacionando-a com a resposta de algum material à aplicação de carga (mudança de pressão, deformação, etc.). É muito utilizada por ser muito precisa e ser muito versátil em relação ao tamanho das cargas aplicadas. Por exemplo, podem ser usadas tanto para medir o estresse em estruturas como pilares e cabos como para balanças de precisão.
Células de carga variam muito dependendo de suas aplicações. Características importantes em uma célula de carga são o modo de operação ( tensão e/ou compressão), o ambiente no qual ela pode operar, o intervalo de forças que ela mede, a precisão e a sobrecarga. A sobrecarga (comumente referida como overload) é a carga necessária para que a célula não funcione mais corretamente. O intervalo de forças normalmente é dado em kN. Uma forma de expressar unidades comumente usada é % a porcentagem do valor máximo que a escala da célula indica, o que não deixa de ser uma unidade de força.
Células de carga podem medir forças da ordem de dezenas à dezenas de milhares de newtons. Isso porque a força é, na maioria dos casos, medida através da deformação de um material, o qual pode ser escolhido dependendo da aplicação para que sejam suportadas as cargas necessárias
O uso de células de carga como transdutores de medição de força abrange hoje uma vasta gama de aplicações nas industrias.
Existem diversos tipos de aplicação em uma célula de carga, como por exemplo, compressão, tração ou torque e para cada tipo de célula existem diferentes tipos e quantidades de extensômetros e configurações de circuito.O strain gage (extensômetro de resistência elétrica), consiste de uma grade de fio metálico sensível, ligado a uma base que se cola a peça que se pretende ensaiar. Nos extensômetros menores, as dimensões do conjunto são inferiores a um selo postal, assim não necessitando mais do que uma boa cola para se montar.O fio sensível tem na maioria