CÉLUAS SANGUÍNEAS
Nome: Gabriela Herrmann Caye
Curso: Enfermagem - 519
Turma: 01
Disciplina: Citologia
Professor: Joel
O sangue é a massa líquida contida num compartimento fechado, o aparelho circulatório, que a mantém em movimento regular e unidirecional, devido essencialmente às contrações rítmicas do coração.
Todos os elementos celulares do sangue, incluindo as células vermelhas que transportam o oxigênio, as plaquetas que deflagram a coagulação sanguínea nos tecidos lesados e as células brancas do sistema imune, derivam das mesmas células, as células-tronco hematopoiéticas da medula óssea. Uma vez que essas células-tronco podem dar origem a todos os diferentes tipos de células sanguíneas, também são conhecidas como células-tronco hematopoiéticas pluripotentes.
A citologia sanguínea é geralmente estudada em esfregaços, preparados pelo espalhamento de uma gota de sangue sobre uma lâmina de microscopia. Deste modo, as células ficam estiradas e separadas, o que facilita a observação da sua estrutura.
Os elementos figurados são os eritrócitos ou hemácias, as plaquetas e diversos tipos de leucócitos, os quais são classificados em granulócitos e agranulócitos. ERITRÓCITOS
Os eritrócitos, também conhecidos como hemácias, são células anucleadas, conhecidos como glóbulos vermelhos do sangue, os quais se encontram em maior quantidade no mesmo. Através de um exame laboratorial conhecido como hemograma é possível realizar a contagem de hemácias presentes no sangue de determinado individuo, assim, existem cerca de cinco milhões de hemácias por milímetro cúbico, no sangue de um homem adulto e saudável (na mulher, cerca 4,5 milhões). São produzidas cerca de 2,4 milhões de hemácias por segundo em nosso corpo.
A Hemoglobina é o principal componente das hemácias, mas elas também são compostas por íons, glicose, água e enzimas. De coloração avermelhada, ela possui a função de fazer o transporte de oxigênio do pulmão pelos diferentes tecidos