Sistema Cardiovascular Resumo
É composto pelo coração e uma vasta rede de vasos sanguíneos aonde o sangue circula. Sua principal função é distribuir os nutrientes absorvidos no intestino delgado e o gás oxigênio absorvido nos pulmões a todas as células do corpo, e retirar delas as excretas nitrogenadas e o CO2 produzido no metabolismo celular.
Sangue: 55% do sangue é composto pelo plasma, parte líquida (90% água e 10% varias substâncias). Os outros 45% são os elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas). Hemácias, ou glóbulos vermelhos estas são bicôncavas, anucleadas, possuem hemoglobina (transporta O2), são produzidas na medula óssea e duram 120 dias. Leucócitos, ou glóbulos brancos, são células nucleadas, responsáveis pela defesa do organismo, também são produzidas na medula óssea. Plaquetas são fragmentos citoplasmáticos das células chamadas megacaridícitos, são produzidas na medula óssea, e responsáveis pela coagulação sanguínea.
SANGUE VENOSO - CO2 / SANGUE ARTERIAL - O2
Coração: É constituído por tecido muscular estriado cardíaco, miocárdio e possui 4 cavidades internas, as câmaras cardíacas. As câmaras superiores são os átrios e as inferiores os ventrículos.
Vasos sanguíneos: Existem 3 tipos básicos de vasos sanguíneos, veias, artérias e capilares sanguíneos. Artérias apresentam parede grossa, o sangue que circula por elas esta em alta pressão, pulsam, os vasos partem do coração (levam sangue para os órgãos e tecidos). Veias apresentam paredes mais finas que as das artérias, o sangue que circula por elas está sob baixa pressão, vasos que chagam ao coração (trazem o sangue de volta), e possuem válvulas que impedem o refluxo sanguíneo. Capilares sanguíneos conectam as extremidades das artérias (arteríolas) às extremidades das veias (vênulas).
Circulação: Diástole é processo em que o sangue penetra nas câmaras cardíacas quando a musculatura destas se relaxa. Sístole é a expulsão do sangue do interior das câmaras quando a musculatura