Câncer de pulmão
O Pulmão Os pulmões são a parte mais importante do sistema respiratório. São órgãos de cor vermelho-acinzentada e de consistência esponjosa.
Eles ocupam a maior parte da cavidade torácica e são separados pelo mediastino, área central do tórax, que abriga o coração, traquéia, esôfago e gânglios linfáticos.
O pulmão direito é dividido em três partes chamadas lobos e é um pouco maior do que o pulmão esquerdo, que é dividido em dois lobos. A função os pulmões é fazer a troca do dióxido de carbono por oxigênio.O ar entra no organismo pelo nariz e boca, segue pela garganta, laringe e chega aos pulmões pelos brônquios.
Os brônquios se dividem em vários pequenos canais chamados bronquíolos que terminam em pequenos sacos denominados alvéolos.
O que é câncer de pulmão?
Como todos os outros tecidos e órgãos do corpo, o pulmão é composto por células. Normalmente, estas células se dividem e se reproduzem de forma ordenada e controlada.
Quando ocorre uma disfunção celular que altera esse processo de divisão e reprodução, é produzido excesso de tecido que dá origem ao tumor, que pode ser benigno ou maligno.
O tumor maligno é câncer e seu crescimento não só comprime, mas também invade e destrói tecidos sadios à sua volta. Além disso, as células tumorais podem desprender-se do tumor de origem e espalhar-se através da corrente sangüínea ou dos vasos linfáticos, para outras partes do corpo, dando origem a novos tumores (metástases).
Apesar de outros órgãos terem sido afetados, as células cancerosas desses novos tumores têm as mesmas características das células do câncer de pulmão. Esses novos tumores são chamados de metástases do câncer de pulmão. O tratamento das mestástases leva em conta a localização e o tipo de câncer que as originou, além de outros fatores que serão considerados pelo médico.
O câncer de pulmão, geralmente, é classificado pela sua aparência histológica (forma que apresenta, vista através do microscópio) em dois tipos:
•