Câncer de Cólon
O trabalho apresentado a seguir tem como objetivo informar sobre o Câncer de Cólon ou ainda Câncer Colorretal, que é o câncer que começa no cólon ou no reto.
Paciente: Roberto Carlos Beloti
Quarto: 40 Leito: C
Patologia: Câncer de Cólon
O paciente se encontra com Port-a-Cath para tratamento quimioterápico; com bolsa de colostomia e possui lesões no braço direito.
Foi prescrito Dexametasona para tratamento das lesões no braço e Tratamento Quimioterápico.
DEXAMETASONA
UsoTópico
Grupo Farmacológico: Corticosteroide
Indicações: Inflamações, dermatites, seborreias, neurodermites e pruridos.
Reações Adversas: Prejuízo na cicatrização do ferimento, pele fina e frágil, eritema, hipersudorese, dermatite alérgica, urticária e petéquias.
QUIMIOTERAPIA
A quimioterapia é um tipo de tratamento médico que introduz na circulação sanguínea compostos químicos, chamados quimioterápicos, para combater o câncer. Neste caso foi administrada por Via Intravenosa, através do Port-a-Cath. Os medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo que se espalhem pelo organismo.
Os quimioterápicos interferem na capacidade de multiplicação das células cancerosas e podem ter quatro finalidades:
Curativa – destruição total do tumor;
Adjuvante – prevenção de metástases e recaída do tumor;
Prévia ou neoadjuvante – redução do tumor para posterior cirurgia ou radioterapia;
Paliativa – melhoria na qualidade de vida e aumento da sobrevida do paciente.
Quase todos os pacientes com câncer do cólon no estágio III devem receber quimioterapia após a cirurgia por aproximadamente 6 a 8 meses. A droga para quimioterapia 5-fluorouracil mostrou um aumento na chance de uma cura em determinados pacientes.
A