Câncer de Boca
1 INTRODUÇÃOO controle do câncer em nosso país representa, atualmente, um dos grandes desafios que a saúde pública enfrenta, pois sendo a segunda causa de morte por doença, demanda a realização de ações com variados graus de complexidade (BRASIL, 2002).
Dos cânceres que ocorrem na boca, 90% a 95% referem-se ao carcinoma epidermóide, também chamado de espinocelular ou de células escamosas. Ele, geralmente, se caracteriza pelo rompimento do epitélio, com formação de uma úlcera de consistência e base endurecida, e raramente apresenta consistência mole, que mais comumente ocorre nas lesões herpéticas e traumáticas, assim como as aftas.
Este trabalho faz parte de um estudo literário produzido por um conjunto de materiais educativos publicados com o intuito de destacar principalmente as peculiaridades referentes ao papel da dieta e nutrição na etiologia e prevenção do câncer de boca.
2 DESENVOLVIMENTO2.1 CONCEITOO câncer de boca define-se como uma doença crônica multifatorial, resultante da interação dos fatores de risco que afetam os processos de controle da proliferação e crescimento celular (OLIVEIRA, et al., 2013).
O carcinoma exibe normalmente um fundo granuloso e grosseiro, com bordas elevadas circundando a lesão. Do ponto de vista clínico, pode-se classificar as lesões da boca em ulceradas, nodulares e vegetantes. As ulceradas são divididas em: superficial, quando se situam