Cystal Palace
364 palavras
2 páginas
PROJETO CADEIRAUNIP- LIMEIRA
ARQUITETURA E URBANISMO
ORIENTADOR: ANTONIO GIOCONDO
GRUPO: CARLA MARIANA GINDRO RA:B523BH-5
ELAINE DOMICIANO RA:B52DID-0
KAREN GIMENEZ RA B5690C-3
NATALYA CAROLINE ANDRADE RA: B27333-0
PRISCILA DE BASTIANI RA:B19705-6
ESTUDO DE CASO
Buscando referencias de cadeiras feitas por grandes designers e arquitetos, foi notado em vários trabalhos que apesar da data em que foram projetados, seus traços eram bem modernos. Alguns trabalhos faziam uso de muitos materiais, e seus traços eram bem organicos. A fama desses eram principalmente pelo autor da obra. Já outras, que chamou mais a atenção na hora da pesquisa, possuiam traços minimalistas, com um ou dois usos de materiais.
A partir disso, foi adotado pelo grupo a criação de uma cadeira com traços leves, que não tivesse nada muito exagerado e que pudesse ser considerado um produto moderno daqui a uns 20 ou 30 anos.
Foto 1: Cadeira Bauchair, desenhada por Gianni Rossi.
IDEIA
A proposta foi criar uma cadeira que usasse materiais de fácil acesso e que desse a sensação de leveza. Para isso foi usado madeira para fazer a base, braços e pernas e o assento e encosto de vidro. A ideia do vidro é que parecesse que a pessoa quando sentada, estivesse flutuando.
Foto 2: Projeto final da cadeira.
MONTAGEM
A cadeira é composta por três peças. Duas peças de vidro, que formam o assento e encosto. E três partes de madeira, pernas e braços e a base, que foi criada para dar maior fixação e poder segurar a parte de vidro.
As partes de madeiras são reengrossas, são duas placas de 2 cm cada uma. As partes internas, braço e pernas, possuem um rasgo, onde o vidro será encaixado e na parte de baixo, possuem uma cava com uma peça de metal em forma de “L” que será fixada entre a base e as pernas.
Foto 3: Base e pernas de madeira reengrossadas.
Foto 4: Peça de metal