custos logisticos
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CUSTOS LOGÍSTICOS, DE TRANSAÇÃO, KAIZEN E META.
MOSSORÓ – RN
2014
1. Custos Logísticos
Os custos logísticos estabelecem um tipo de custo muito significativo dentro das empresas que são identificados nos estoques, inventário, embalagem, fluxo de informações, movimentação, aspectos legais, planejamento operacional, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimentos, transportes e planejamento estratégico. As decisões de logística, na empresa ou na sua cadeia de suprimento, causam impacto relevante nos negócios no âmbito da competitividade, da agregação de valor ao cliente e na agregação de valor ao acionista. Essas decisões causam impacto na competitividade na medida em que influenciam o preço final dos produtos (pela redução de custos) e no nível de serviço.
O grau de modernização e o custo logístico em um território dependem da qualidade e disponibilidade de elementos relacionados à infraestrutura e comunicação, além da estrutura fiscal e até mesmo do nível de criminalidade e de flexibilidade do trabalho. Esses elementos diferenciam-se significativamente tanto entre países quanto entre regiões de um mesmo país, intensificando desigualdades competitivas.
Tipos de Custos:
Custo de Armazenagem
São aqueles aplicados nas estruturas e condições necessárias para que a empresa possa guardar seus produtos adequadamente. Podemos citar como exemplo aluguel de armazenagem, aquisições de paletes, custo com pessoal de armazenagem, etc. Os custos de armazenagem são gerados pela produção que não e vendida, assim ira impactar negativamente o resultado. O armazenamento consome espaço, demanda movimentação dentro da fábrica, pode danificar o material, e torná-lo obsoleto, gerando custo de manutenção do capital.
Custos com Estoques
São aqueles gerados a partir da necessidade de