Custos Logisticos
Custos Diretos.
É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Os custos diretos têm a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados.
Exemplos de custos diretos:
-Matérias-primas usados na fabricação do produto
-Mão-de-obra direta
-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Custos Indiretos.
É aquele que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.
Custos Fixos.
São aqueles que ocorrem todos os meses independentes da quantidade produzida.
Exemplo: O aluguel é um Custo Fixo, porque pode ocorrer num determinado mês ser estabelecido um determinado valor, independentemente de aumentos ou diminuições naquele mês do volume elaborado de produtos.
Custos Variáveis.
São aqueles que ocorrem na proporção da quantidade produzida, ou seja, variam de acordo com o volume de produção.
Exemplo:
Custos controláveis.
O custo sobre o qual o responsável do centro de responsabilidade do custo tem influência sobre nível de decisão.
No departamento produtivo (os gastos com materiais, que são exemplos clássicos de custo variáveis, são custos que gerente do departamento pode influenciar, ou seja, é um custo controlável).
Custos Não Controláveis.
O custo sobre o qual o responsável do centro de responsabilidade do custo não tem influência situa-se a outro nível de decisão. No departamento produtivo (o custo de depreciação das máquinas através do método da linha reta, que é um gasto que não varia com o volume de produção, é um custo que o gerente do departamento não pode influenciar em um curto prazo).
Custo de Oportunidade.
É o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela