Custo de capital
2 Referencial Teórico
2.1Funções administrativa
Definir controle interno como sistema, que compreende o plano de organização, deveres e responsabilidades e todos os métodos e medidas adotadas com a finalidade de: guardar os ativos, verificar exatidão e fidelidade nosa dados dos relatórios contábeis e outros dados operacionais, eficiência nas operações, estimular o cumprimento das politicas, normas e procedimentos administrativos.
Para que os objetivos sejam atingidos de modo eficiente, as empresas agrupam e organizam de modo lógico todas as funções para realizar determinadas tarefas. Quando o estoque chega em um nível minimo, é função do almoxarife emitir uma requisição de compra, para ser enviada ao setor de compras. O encarregado do setor de compras recebe a requisição, seleciona os fornecedores que produzem as mercadorias solicitadas e coleta os preços. As resposta são recebidas e abertas no mesmo momento e uma comissão é responsável pelas analisá-las. Escolhido o fornecedor que oferece as melhores condições é emitido um pedido e esse é encaminhado para o fornecedor com uma copia para o almoxarife. A mercadoria é recebida e conferida pela recepção da industria com relação ao tipo, quantidade e preço, acompanhada pela nota fiscal e com o pedido de compra, após isso é encaminhada ao almoxarifado. A nota fiscal a ser paga é encaminhada ao setor de contas a pagar.
Esse sistema tem como objetivo de assegurar à administração que as compras são efetuadas com a maior eficiência possível, por meio de funções especificas e organizadas de modo logico.
2.2 Categorias de controles internos
Não se tem uma termologia universal para descrever categorias de controles internos, entretanto podemos classificá-los em suas finalidades: Controles organizacionais, controle de sistema de informação e controle de procedimentos.
É fundamental a utilização de um controle adequado para casa sistema operacional, e dessa maneira atingem resultados