custo das mercadorias vendidas
INTRODUÇÃO; 4
Custo das Mercadorias Vendidas (CMV). 5
1. Inventário periódico 6
2. Inventario permanente – 6
2.1 Preço ou Custo Específico: 7
2.2 PEPS ou FIFO 7
2.3 UEPS ou LIFO: 7
2.4 MÉDIA PONDERADA 8
EXERCÍCIOS PRATICOS 8
3.INVENTÁRIO PERIÓDICO; 8
3.1 – Apuração extra contábil; 9
3.2 - Apuração Contábil 10
INVENTÁRIO PERMANENTE; 16
CUSTO MÉDIO; 16
Utilizando o Custo Médio: 16
Utilizando o método PEPS 17
Utilizando o método UEPS: 18
QUADRO COMPARATIVO DOS MÉTODOS 19
CONCLUSÃO; 20
REFERENCIAS; 21
INTRODUÇÃO;
O estoque é muito importante para uma empresa, seja ela indústria ou comercio, pois como um a empresa vai vender senão tem produtos em seu estoque, e sem vendas a empresa não vai ter receitas. Se o lucro é o principal objetivo para empresas, então saber como está o estoque também é fundamental para que essa empresa possa ter o que vender e obter receitas, e com essas receitas lucros.
Então acompanhar diariamente o estoque para saber como estão as saídas e entradas de mercadorias para venda é fundamental para empresa. Com os métodos de controle de estoque PEPS, UEPS e MÉDIA PONDERADA, permite um melhor acompanhamento do estoque das empresas.
Mas todas as mercadorias que estão no estoque teve um custo para a empresa. E para calcular esse custo é preciso fazer o calculo do CMV, (Custo das Mercadorias Vendidas) para saber com exatidão a real situação do estoque em determinado momento.
Portanto apuração do custo das mercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período.
Custo das Mercadorias Vendidas (CMV).
Todo produto comercializado teve um custo na produção e comercialização, mas não são apenas os produtos que possuem custos em suas etapas de produção até chegar ao destino final, que é a venda. Os serviços ou utilidades também possuem custos, esses