CUSTEIO X META
GESTÃO DE MÃO DE OBRA, ORÇAMENTOS E CUSTOS
CUSTEIO-META
O MÉTODO CUSTEIO-META INDICA EXATAMENTE O GRANDE PROBLEMA DA CONSTRUÇÃO CIVIL ATUAL, ONDE AS EMPRESAS TENTAM LUCRAR CADA VEZ MAIS COLOCANDO DE LADO A QUALIDADE E DURABILIDADE DE SEUS PRODUTOS. ALGUMAS EMPRESAS ACABAM SE PREJUDICANDO EM DEIXAR DE LADO A QUALIDADE DE SEUS PRODUTOS, POIS ACABAM SENDO CONSIDERADAS EMPRESAS DE 2ª LINHA, COM PRODUTOS (EMPREENDIMENTOS) QUE POSSUEM UMA VIDA ÚTIL BEM MENOR DO QUE REALMENTE ERA PARA SER, OU SEJA, A EMPRESA VISA MAIS O LUCRO FINAL DO QUE A QUALIDADE, OPTAM POR ECONOMIZAR UTILIZANDO MATERIAIS DDE BAIXA QUALIDAE, PROJETOS MAL ELABORADOS E VÁRIOS OUTROS FRATORES QUE FUTURAMENTE ACABARÃO MANCHANDO O NOME DA EMPRESA.
A IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO CUSTO-META FOI CRIADA PARA CONTROLAR A PRODUÇÃO ACELERADA DE EMPREENDIMENTOS DE BAIXA QUALIDADE, VISANDO MESCLAR O CUSTO BENEFÍCIO X SATISFAÇÃO DO CLIENTE X LUCRO FINAL DO EMPREENDIMENTO.
O MÉTODO A MEU VER ACABA SENDO UM MEIO DE CONTROLE EXCELENTE, POIS ELE RELATA ITEM POR ITEM DE UMA DETERMINADA OBRA, PARTINDO DE TODA PARTE DO ESCOPO DE PROJETO, TODA FORMA DE EXECUÇÃO ATÉ A ENTREGA FÍNAL, VISTO QUE HOJE EM DIA GRANDE PARTE DAS CONSTRUTORAS E INVESTIDORAS ACABAM TOMANDO GRANDE PARTE DE PRUJUIZOS NÃO CONTABILIZADOS EM OBRAS, TAIS COMO: REVISÃO DE PROJETOS, MÁ USO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO, UM CRONOGRAMA DE OBRA MAL ELABORADO, UM ORÇAMENTO DESATUALIZADO ETC.
BUSCANDO ELIMINAR ESSE MALEFÍCIO DAS EMPRESAS, O MÉTODO ACABA SENDO PRIMORDIAL PARA UM CONTROLE FINANCEIRO MAIS ELABORADO, E UMA ENORME CHANCE DE ACERTO NA QUANTIFICAÇÃO DE MATERIAIS E ITENS DE PROJETO.
OUTRO FATOR IMPORTANTE É QUE O MÉTODO NÃO VISA SOMENTE O LUCRO, MAIS TAMBÉM O BEM ESTAR DOS CLIENTES, E A NECESSIDADE DE CADA LOCAL RECEBER UM EMPREENDIMENTO QUE SEJA DO INTERESSE